Sou advogada, mãe de gêmeos, escritora e criadora do perfil no Instagram @mae_le_pra_mim. Literatura infantil é minha grande paixão e criei o perfil para reunir os livros que mais gostamos de ler. Amo viajar com meus filhos e antes de partir lemos livros que nos transportam para o local que vamos conhecer. Afinal, ler é viajar sem sair do lugar. Na coluna de hoje, cinco livros infantis que nos levam para viajar:
"Afinal, ler é viajar sem sair do lugar."
. Mapas: Uma viagem deslumbrante pelas terras, mares e culturas do mundo
Autores: Aleksandra Mizielinska e Daniel Mizielinski
Editora: WMF Martins Fontes
Um livro grandioso não só no tamanho como na proposta: são 55 mapas em página dupla de 46 países nos 6 continentes. Com mais de 4 mil ilustrações minuciosas, o livro se propõe a nos mostrar o mundo: as múmias do Egito, as cidades Maias do México, os pinguins da Antártida, o mico-leão-dourado brasileiro. Uma verdadeira obra de arte, através da qual podemos conhecer e revisitar as maravilhas desse nosso mundo, das mais altas montanhas aos minúsculos insetos.
2. Mamãe vai para a Antártida
Autora: Anna Cabré Albós
Ilustradora: Mariona Tolosa Sisteré
Editora: Boitatá
Este livro retrata em primeira mão uma expedição à Antártida feita por 100 mulheres cientistas para investigar a emergência climática e incentivar mudanças que possam frear o acelerado degelo do continente. A autora (e mãe) estudou climatologia e cosmologia e foi selecionada para essa viagem que teve como objetivo a busca por um planeta mais sustentável e por mais liderança feminina nas discussões sobre questões ambientais. No livro, conhecemos com as cientistas esse continente selvagem, remoto e repleto de paisagens e animais fascinantes.
3. Fevereiro
Autora e ilustradora: Carol Fernandes
Editora: Caixote
É fevereiro. Nesse mês, a casa do menino protagonista se transforma. Pouco a pouco, vamos conhecendo os preparativos que se dão em sua casa. Fevereiro anuncia as arrumações de um dos blocos mais importantes da Bahia, o Filhos de Ghandy. A curiosidade, a descoberta, os sabores, os cheiros e as cores…tudo vai se revelando no virar de páginas. Um livro poesia, com ilustrações obra de arte que celebra o poder das tradições e nos transporta à Bahia.
4. Que planeta é este
Autora e ilustradora: Eduarda Lima
Editora: Pequena Zahar
Era uma noite como outra qualquer, quando, de repente, sem aviso…a cidade toda ficou no escuro. Sem luz e sem internet, a mãe não consegue trabalhar, o pai não consegue cozinhar, a irmã conversar com as amigas pelo tablet. Apagam-se as telas, então abre-se um livro e assim começa esta aventura. Atravessamos florestas ancestrais no Brasil e mares de mil cores na Austrália. Do Alasca à Papua-Nova Guiné, somos surpreendidos por aves-do-paraíso, desertos alienígenas e as luzes dos países nórdicos que dançam no céu. Um livro que nos leva para os lugares mais lindos do mundo e que nos convida a imaginar uma realidade onde valorizaríamos a natureza acima de tudo.
5. Gente legal está em todo lugar
Autora: Alice Walker
Ilustrador: Quim Torres
Editora: José Olympio
Uma pergunta que recebo com frequência é: como explicar para as crianças sobre as diferentes raças e culturas? Esse livro lindo pode ser um bom começo. Escrito por Alice Walker, a célebre escritora, poeta e ativista feminista norte-americana, o livro nos apresenta gente de todo lugar. E nos conta que gente legal está em todo lugar. Os versos da ganhadora do Pulitzer pelo clássico “A cor púrpura” nos fazem querer sair por aí viajando, explorando esse mundo e conhecendo pessoas de tudo o quanto é jeito. Pessoas muito diferentes de nós, outras mais parecidas. Fazendo coisas familiares ou totalmente distantes da nossa realidade.