Que o hábito de escrever é possível de ser desenvolvido, já vimos em outro artigo por aqui (já conferiu? Se ainda não, é só clicar aqui). Mas para além de criar uma rotina de escrita, que é um ato essencialmente criativo, através de práticas como o journaling, os cadernos, cadernetas, blocos, post-its e outros tantos objetos voltados para a escrita, podem nos ajudar para que a criatividade seja ainda mais estimulada. Podemos explorar algumas maneiras criativas de usar um caderno para impulsionar a inspiração e a criatividade como:
- Coleta de palavras e frases: um brainstorming infindável. A partir de conversas e leituras diversas, é provável que você encontre palavras novas ou frases intrigantes. Não deixe de anotar tudo em seu caderno preferido (Mission Notebook, cof cof). Elas podem virar insights e ideias incríveis nos mais variados momentos e para os mais diversos fins.
- Visualização criativa: no bom português, praticamente um bloco de desenhos. Utilize as páginas para registrar em forma de ilustração tudo o que vem à sua cabeça, liberando a criatividade de forma mais leve e divertida.
- Sonhos: já pensou em registrar seus sonhos? Não como uma forma de diário, mas sim como fonte de inspiração. Eles podem ser a base de uma ideia muito maior e muito original.
- Hábitos matinais: criar uma rotina todas as manhãs e registrá-las dia após dia, ajuda a clarear as ideias e, consequentemente, deixar a mente mais limpa para a criatividade aflorar.